sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A causalidade constante


Se algo acontece, o efeito precisa necessariamente de uma causa? Esta causa esta contida diretamente no efeito? E esta causa, pra este efeito, é eterno e imutável?
Ultimamente andei estudando sobre lei da causalidade, e o conceito que achei mais viavel, e justo, foi que pra cada efeito, visto ou percebido pelos nossos sentidos, existiria uma causa proporcional. Pois acho muito vago depositar toda essa inteligência e perfeição dos acontecimentos, ao simples acaso.
Mas partindo do pressuposto que exista uma causa e efeito para tudo, podemos acreditar que exista algo produtor de um mesmo efeito em uma determinada causa? E esse efeito é e sempre será o mesmo?
Por exemplo: Em um jogo de bilhar, a bola branca bate na bola azul, movimentando-a a direita, no objetivo acerta-la no buraco. Podemos dizer que sempre que a bola branca bater na azul, ela a movimentará a direita? Não, pois este é um sistema caótico de causa e efeito. Mas, podemos dizer que a causa da bola azul se movimentar, não é provocada primeiramente pela bola branca, mas sim por quem movimenta a bola branca, sendo este a causa primeira.
E, mesmo que suponhamos, que quem movimenta a bola branca, sempre haja com o mesma força e intensidade, o efeito na bola azul pode ser o mesmo em todos os casos: ir a direita.
Mas veja bem, eu disse que o movimento da bola azul "pode" ser o mesmo sempre, mas não é um dever, uma regra.
Costumamos definir e colocar termos e regras em tudo que percebemos ser causa de um efeito presente. Mas ignoramos o fato de todas as coisas co-agirem em certo tempo e espaço, sofrendo depreciação, e assim, as vezes, se deformando, alterando o fim que, até agora, era unico e indiscutivel.
Por isso devemos pensar que o que os efeitos que vemos hoje, está em uma causalidade constante, mais tem o potencial de mudar a qualquer momento.

Nenhum comentário: