sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Diálogo sobre Goticismo


- O que você acha dos góticos?
- Góticos são seres estranhos. Gostam da morte, e de escuridão, sangue, flores, crucifixos, velórios e marchas fúnebres. Não vejo algo bom nisso.
- O Gótico é muito mais que isso. O movimento Gótico surgiu na década de setenta/ oitenta, no Reino Unido. O estilo musical as vezes é chamado como "pós-punk". Você está certo, as letras geralmente falam sobre morte, e desilusão, e depressão, mas os góticos não são totalmente niilistas, acho que pelo contrário, usam a música para dar força para seguir em frente.
- Sério? Nunca vi góticos felizes.
- Não felizes, mas conformados. Eles acham que o mundo de hoje não é o mundo pra sorrir, dizer que a vida é bela, mas um mundo pra ser frio, preso em sua própria consciência.
- Você está falando do movimento gótico de nosso século, mas e a literatura gótica do séc. XVIII?
- A literatura gótica lembra bem o romantismo, senão é o próprio, em decadência. Contos medievais, de princesas e castelos, mas com um pouco de suspense e calafrios, e sem esquecer os sentimentos, o amor e o ódio, sentimento de pecado, a desilusão, etc.
- Tem alguma ligação as duas "eras góticas"?
- Não sei se o criador da cultura gótica dos anos oitenta tinha conhecimento sobre a literatura do séc XVIII, mas posso dizer que eles tinham a mesma alma. Mudaram os motivos dos conflitos, mas sempre com os mesmos problemas.
- Mas porque andar de preto? Quilos de maquiagem?
- Estilo. Como lembram o "pós-punk", ja era de se esperar tão choque na sociedade conservadora. Mas eles não sao agressivos ou vândalos, como muitos pensam. Góticos geralmente são anti-sociais, e gostam de lugares silenciosos, como cemitérios, bosques e lugares escuros.
- E esse movimento Gótico existe até hoje?
- Eles chamam de movimento Gótico o que surgiu nos anos oitenta. O som daquela época era baseado em punk, rock 'n roll, e o começo da música eletrônica. Portanto qualquer estilo de música ou arte, que fuja desses parâmetros, não é considerado Gótico, e sim, tem influências Góticas, como é o caso do Metal Gótico, surgido nos anos noventa.
- Não conhecia essas teorias sobre goticismo.
- O Gótico faz parte da história, da música, da literatura e da arte.

Nenhum comentário: