sexta-feira, 12 de março de 2010

Felicidade


A felicidade!
Esta sim é uma intrigante questão.
Por que ser feliz?

A busca da felicidade é a busca de tudo aquilo que nos dá prazer. A razão, o propósito da felicidade é satisfazer o espírito.
O ser humano descobre, aposteriori, o essencial para uma vida saudável, e uma dessas coisas é a felicidade. Mas, a felicidade em si não é causa de si mesma, ela é provocada por uma anterior, que como qualquer outro sentimento reage de acordo com o temperamento do ser.
A felicidade não é algo discutido em mesas de bar ou reuniões de trabalho, e garanto que muitas pessoas raramente param pra pensar sobre felicidade, se é que algum dia pensaram. Nos acomodamos com a ideia de felicidade. Temos em mente, sem mesmo que alguém nos diga, que nascemos e vivemos para sermos felizes, e isso se torna uma verdade tão intrínseca ao ser humano, que já não discutimos sobre felicidade, e sim como obte-lá. Alguns a buscam na matéria, por meio de bens e posses, outros a buscam em "divindades", algo relacionado a fé e a religião.

Exemplificarei usando uma máxima de uma das grandes mentes da física contemporânea, Albert Einstein: "Não existe a escuridão, ela é a pura ausência da luz, enquanto o mal, é a pura ausência do bem".
Na essência, ele afirma que o "bem" já é algo positivado, é lei.
Assim funciona a felicidade, uma lei inata à vida. A preservação do corpo em casos de risco de morte, a preferência à vida, já é algo positivo. E assim sendo, a felicidade, efeito sobre a condição viva do ser, é uma verdade indiscutivel.

Nenhum comentário: